terça-feira, 03 de dezembro de 2024

Brasil deve produzir mais de 322 milhões de toneladas de grãos; Goiás se destaca no arroz

POR Ludmilla Menezes | 16/10/2024
Brasil deve produzir mais de 322 milhões de toneladas de grãos; Goiás se destaca no arroz

Imagem: freepik

A

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou nesta terça-feira (15), a primeira estimativa para a safra de grãos 24/25, apontando uma produção de 322,47 milhões de toneladas.

 

O volume representa crescimento de 8,3% em comparação com a safra passada, cerca de 24,62 milhões de toneladas a mais. Segundo a Conab, os números estabelecem um novo recorde na série histórica.

 

Em relação à área cultivada, o levantamento aponta crescimento de 1,9%, contabilizando 81,34 milhões de hectares.

 

Neste ciclo, a produção de arroz deverá apresentar um crescimento nacional de 9,9%. Em números regionais, Goiás pode ser responsável por 24%.

 

“Com esses números, a previsão é de que o Brasil volte ao patamar das maiores safras de arroz da sua história. Isso é o resultado do trabalho dos nossos produtores, em parceria com o governo federal, que voltou a elaborar políticas públicas para todo o campo agrícola brasileiro, contemplando pequenos, médios e grandes produtores”, reforça o presidente da Conab, Edegar Pretto.

 

No caso da soja, os produtores também devem destinar uma maior área para a cultura, com elevação de 2,8% quando comparada com a temporada passada. O atraso do início das chuvas, nos estados da região Centro-Oeste, vem atrapalhando os trabalhos de preparo do solo e do plantio. “Ainda assim, a produção está estimada em 166,05 milhões de toneladas”, destacou a Conab.

 

Para o milho, a projeção é de 3,5%, sendo estimada uma colheita total em torno de 119,74 milhões de toneladas, com uma área se mantendo em 21 milhões de hectares.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: