quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Fernando Frazão/Agência Brasil
O Brasil segue registrando alto número de internações causadas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, com ocorrências em 13 dos 27 estados.
Segundo o Boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (19) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no geral, em 19 das 27 unidades o crescimento da síndrome é moderado a longo prazo, que considera as últimas seis semanas, e de curto prazo, referente às últimas três semanas.
A análise utiliza dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 8 de maio, sendo referente à Semana Epidemiológica (SE) 18, de 30 de abril a 6 de maio. Os resultados laboratoriais por faixa etária apontam um predomínio dos casos positivos para Sars-CoV-2 na população adulta, apesar de queda observada em diversos estados. Por outro lado, é mantido sinal de aumento nos casos associados ao vírus influenza A e B.
Entre as crianças pequenas o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) prevelace, o que mantém o número de novas internações em patamares elevados nesse público. De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, no restante da população a expansão de casos se deve principalmente à Covid-19. No entanto, o pesquisador chama atenção para as tendências distintas entre os vírus associados aos casos em adultos. “Enquanto os casos associados à covid-19 sugerem desaceleração para os vírus influenza A e B, há indício de aumento recente em diversos desses estados”, disse Gomes.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.