sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil atinge marca histórica de 10 GW em geração de energia solar e entra para o Top 15 global

POR Ana Carolina Morais | 25/08/2021
Brasil atinge marca histórica de 10 GW em geração de energia solar e entra para o Top 15 global

Pixabay on Pexels

A

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) anunciou que o Brasil atingiu a marca história de 10 GW (gigawatts) em geração de energia solar, inseridas em grandes usinas e pequenas e médias instalações em telhados, fachadas e terrenos, entrando para o Top 15 global de potência operacional da fonte solar fotovoltaica.

 

 

“Somados, os sistemas fotovoltaicos representam mais de 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, segunda maior do mundo e maior da América Latina. Isso reforça o papel estratégico da tecnologia no suprimento de eletricidade no país, fundamental para a retomada do crescimento econômico nacional”, afirmou a entidade, por meio de nota.

 

 

O marco dos 10 GW inseriu o Brasil entre as 15 nações com maior potencial de geração solar instalada, sendo o único país da América Latina na lista. O ranking, elaborado pela Irena (Agência Internacional para Energia Renováveis), é liderado pela China (com 253,8 GW), pelos Estados Unidos (73,8 GW) e pelo Japão (68,6 GW).

 

 

A energia solar já gerou mais de R$ 52,7 bilhões para o Brasil em novos investimentos e fomentou mais de 300 mil empregos desde o ano de 2012, conforme afirmado pela Absolar. Além das positivas consequências econômicas, ainda houve o benefício ambiental, uma vez que a fonte solar evitou que fossem emitidas 10,7 milhões de toneladas de CO2 que surgiriam da geração de eletricidade.

 

 

(Com informações da CNN Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: