quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Foto: © Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil
O Brasil ainda possui 9,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever em 2023. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Educação 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22). Desse número, a região Centro-Oeste concentra 3,7% de analfabetos.
Apesar de o índice apresentar queda, ainda fica persistente o desafio ao Governo Federal de alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) em 2014. Na época, a analfabetização absoluta para pessoas com 15 anos ou mais seria um problema resolvido.
Já o número de brasileiros com mais de 25 anos e com instrução básica completa, é de 54,5%. A taxa representa um crescimento de 1,3 pontos percentuais em comparação com 2023, quando o índice era de 53,2%.
A evasão escolar foi medida e o trabalho, segundo o IBGE, é o principal motivo para 41,7 milhões de brasileiros de 14 a 29 anos. Em segundo está a falta de interesse em estudar, com 23,5%.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
22/10/2026
Aliados debatem indicação de Alcolumbre ao TCU e Pacheco ao STF após eleição
Nos bastidores de Brasília, partidos avaliam a possível transferência de Davi Alcolumbre para o TCU e de Rodrigo Pacheco para o STF, considerando diferentes resultados da eleição de 25 de outubro de 2026.
22/10/2026
Globo mobiliza mais de 30 jornalistas para checar falas de Lula e Flávio Bolsonaro durante debate
Grupo Globo fará checagem das declarações dos candidatos durante e após o confronto desta sexta-feira (23).
22/10/2026
Lula e Flávio Bolsonaro autorizam abertura de sigilos bancário, fiscal e telefônico antes de debate na Globo
Campanhas dos dois presidenciáveis apresentaram pedido ao TSE nesta quinta-feira (22) para que informações sejam divulgadas ainda hoje
22/10/2026
Ministra do TSE destaca sobrecarga e despacho de até 50 processos diários
Em 22 de outubro de 2024, a ministra Estela Aranha alertou sobre a alta demanda de processos no Tribunal Superior Eleitoral, que chega a 40?50 por dia, e descreveu a situação como judicialização excessiva.