quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O presidente Jair Bolsonaro recebeu o prazo de cinco dias para se manifestar em ações judiciais que estão questionando seu encontro com embaixadores, realizado na última segunda-feira (18), onde proferiu falas sobre o sistema eleitoral, colocando em dúvida sua legitimidade. O prazo foi estabelecido, nesta quinta-feira (21), pelo ministro Luiz Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Diversos partidos, como o PDT, Rede, PCdoB e PT, acionaram a Justiça questionando as afirmativas feitas por Bolsonaro, que são acusações referentes a segurança das urnas eletrônicas que já foram desmentidas por órgãos oficiais. Além disso, também houveram manifestações favoráveis às urnas e ao processo eleitoral de várias entidades e representantes do Poder Judiciário.
Alguns dos requerimentos efetuados pelos partidos foram, por exemplo, de que o TSE mande retirar do ar os vídeos da reunião que foram publicados nas redes sociais de Bolsonaro e multe por propaganda antecipada, de que o presidente se abstenha de fazer outras publicações com o mesmo teor, e de que tanto Bolsonaro, quanto o seu partido PL, divulguem uma “errata desmentindo os termos das declarações” sobre urnas e o sistema eleitoral nas mesmas redes em que foram divulgadas, antes, as informações falsas.
(Com informações do g1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.