sábado, 20 de abril de 2024

Bolsonaro suspende proposta do Renda Brasil e Guedes diz que 'quem decide é o presidente'

POR Ana Carolina Morais | 27/08/2020
Bolsonaro suspende proposta do Renda Brasil e Guedes diz que 'quem decide é o presidente'

ISAQUE NÓBREGA/PR

O

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (26), que a atual proposta do programa Renda Brasil, que visa unificar o Bolsa Família e outros programais sociais, está suspensa. O anúncio foi realizado com críticas à proposta efetuada pela equipe econômica, chefiada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, o qual se pronunciou afirmando que ‘quem decide é o presidente’.

 

 

“Ontem discutimos a possível proposta do Renda Brasil, e falei: ‘Está suspenso’. A proposta, como apareceu para mim, não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobre para dar a paupérrimos. (...) Não podemos fazer isso aí, como, por exemplo, a questão do abono para quem ganha até dois salários mínimos, que seria um 14º salário. Não podemos tirar isso de 12 milhões de pessoas para dar ao Bolsa Família, ao Renda Brasil ou como for chamar esse novo programa”, afirmou Bolsonaro.

 

 

Em resposta às críticas públicas, Paulo Guedes disse ao Blog da Cristiana Lôbo, jornalista do GloboNews, que “é assim mesmo. Ele é o presidente e é quem decide”, afirmando também que “está tudo equacionado. Não tem truque e nem fura-teto. Tudo será feito com total transparência”. Além disso, o ministro falou, em tom de brincadeira, que “as coisas são assim mesmo: a economia é o cara que faz o papel de mau, e a política é o cara que faz o papel do bem”.

 

 

As declarações do presidente repercutiram nos mercados frente às incertezas quanto a agenda do governo para as contas públicas e as divergências entre a equipe econômica e Bolsonaro. Após, o dólar havia subido 1,18%, negociado a R$ 5,59 e o Ibovespa caiu 1,54%, aos 100.546 pontos.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: