quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Bolsonaro oficializa nomeação de substitutos para 9 ministérios

POR Ana Carolina Morais | 31/03/2022
Bolsonaro oficializa nomeação de substitutos para 9 ministérios

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

N

Nesta quinta-feira (31), o presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou a nomeação de substitutos para 9 ministérios que perderão seus chefes para a candidatura nas eleições de 2022. As pastas que sofreram alterações foram as da Agricultura, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Regional, Infraestrutura, Mulher, Secretaria de Governo, Turismo e Trabalho. A modificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e os atuais titulares têm até o dia 2 de abril para deixarem seus cargos.

 

 

A legislação eleitoral exige que os ministros que queiram participar das eleições deixem seus cargos públicos 6 meses antes do pleito. A previsão era de que houvesse a substituição de 10 ministros, e não de 9, como ocorreu, entretanto, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que estava sendo cotado para ser o vice-presidente na chapa de reeleição de Bolsonaro, não teve sua saída divulgada nesta quinta (31).

 

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), agora, será chefiada por Marcos Pontes, atual secretário-executivo da pasta, enquanto Tereza Cristina sairá para se candidatar a senadora pelo estado do Mato Grosso do Sul. Já no Ministério da Cidadania, o novo ministro será Ronaldo Vieira Bento, que é chefe de Assuntos Estratégicos da pasta, enquanto João Roma se candidata a governador da Bahia.

 

 

Para a pasta da Ciência Tecnologia e Inovações, o comando fica para Paulo Alvim, secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do ministério, e Marcos Pontes deixa o cargo para se candidatar a deputado por São Paulo. No Desenvolvimento Regional, Daniel de Oliveira, secretário-executivo da pasta, se torna o ministro, e Rogério Marinho deixa o cargo para se candidatar a senador pelo Rio Grande do Norte.

 

 

Na pasta da Infraestrutura, o novo ministro será Marcelo Sampaio, atual secretário-executivo do ministério, enquanto Tarcísio de Freitas se candidatará a governador de São Paulo. No caso do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto, que é secretária nacional de Políticas para Mulheres, assumirá o comando, enquanto Damares Alves será candidata a senadora pelo Amapá.

 

 

A Secretaria de Governo terá Célio Faria Júnior, atual chefe do gabinete pessoal do presidente Jair Bolsonaro, à frente da pasta, uma vez que Flávia Arruda deixará o cargo para se candidatar a senadora pelo Distrito Federal. Já no Ministério do Turismo, Carlos Brito, que é diretor-presidente da Embratur, irá comandar a pasta, enquanto Gilson Machado se candidata a senador por Pernambuco.

 

 

Por fim, no Ministério do Trabalho e Previdência, o novo chefe será José Carlos Oliveira, que atualmente é o presidente do INSS. Ele assume para liberar Onyx Lorenzoni para sua candidatura como governador do Rio Grande do Sul.

 

 

(Com informações do Poder 360)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: