quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Bolsonaro entrega ao Congresso medida provisória do novo Bolsa Família

POR Ana Carolina Morais | 09/08/2021
Bolsonaro entrega ao Congresso medida provisória do novo Bolsa Família

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O

O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado dos ministros Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil), João Roma (Cidadania) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), entregou ao Congresso Nacional, nesta segunda-feira (9), por meio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a medida provisória do novo programa do Bolsa Família, que se chamará Auxílio Brasil.

 

 

O novo valor do benefício ainda não foi estabelecido pela MP, pois será definido somente nos próximos meses, com a abertura de espaço no Orçamento. Apesar disso, Bolsonaro já afirmou anteriormente que a quantia deverá ser ao menos 50% superior aos R$ 189 pagos atualmente. De acordo com o ministro João Roma, o valor a ser definido irá respeitar o teto de gastos públicos.

 

 

A expectativa é que o novo programa seja disponibilizado aos brasileiros no mês de novembro, logo após o término dos pagamentos do auxílio emergencial, benefício ativo no país devido às problemáticas econômicas sofridas pela pandemia de Covid-19.

 

 

O texto passou a valer assim que foi enviado ao Congresso por ser uma medida provisória. Entretanto, como a medida determina apenas as bases do novo programa, as pessoas que recebem o Bolsa Família ainda não sentirão diferença. A MP só irá vigorar, de fato, após a definição da quantia a ser paga, e ela deverá ser aprovada na Câmara em até 120 dias, uma vez que, após esse prazo, ela perderá sua validade.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: