sábado, 23 de novembro de 2024
Segundo Chanceler, Bolsonaro deve discutir assunto com presidente americano
Redação Jornal Somos
Na última quinta-feira (03) Bolsonaro disse em uma entrevista que o Brasil está aberto para sediar base militar americana. Na sexta-feira (04) o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, afirmou que o presidente não exclui essa possibilidade.
De acordo com o chanceler, o tema poderia ser discutido até março, caso Bolsonaro encontre o presidente dos EUA, Donald Trump, em viagem oficial. Segundo ele, caso isso aconteça, faria parte de uma “agenda mais ampla” do País com os Estados Unidos e seriam discutidos assuntos como a criação de uma agenda que cobrirá além de cooperação e defesa, segurança, temas de comercio e economia.
Nesta sexta, Bolsonaro voltou a se manifestar favoravelmente à instalação de uma base militar dos Estados Unidos (EUA) em território brasileiro. Defensor da aproximação diplomática e comercial com os EUA e admirador de Trump, Bolsonaro disse considerar o povo americano “amigo” e vinculou um possível acordo futuro com o país a questões de segurança nacional.
Bolsonaro afirmou que existe interesse dos Estados Unidos em instalar uma nova base militar na América do Sul, dois dias depois de receber o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em audiência reservada no Palácio do Planalto. Questionado se havia tratado do tema com autoridades norte-americanas, Bolsonaro disse apenas que países vizinhos ao Brasil estão sendo prospectados para receber a unidade militar.
No entanto, a ideia é vista com certo desconforto por parte das Forças Armadas do Brasil e por membros do governo. O Ministério da Defesa disse no sábado (05) que não foi informado de tal proposta de Bolsonaro.
Os Estados Unidos têm cooperação militar com o Brasil e outros países sul-americanos, como Peru e Colômbia, onde mantêm bases militares. A posição geográfica do litoral nordeste do Brasil desperta interesse militar, pelo acesso facilitado à África e Atlântico Sul. Durante a 2.ª Guerra Mundial, os EUA instalaram temporariamente bases militares no Norte e no Nordeste, depois desativadas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.