quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Bolsonaro deseja fazer reforma ministerial no alto escalão no início de 2020

POR Jornal Somos | 16/12/2019
Bolsonaro deseja fazer reforma ministerial no alto escalão no início de 2020

ADRIANO MACHADO / REUTERS

O

O ano de 2020 deve iniciar com uma reestruturação ministerial no alto escalão do governo de Jair Bolsonaro. Os ministros que devem ser substituídos são Onyx Lorenzoni, da Casa Civil; Abraham Weintraub, da Educação e Bento Albuquerquer, de Minas e Energia.

 

As mudanças estão previstas para o final de janeiro, antes das atividades do Congresso serem retomadas, e as trocas ocorrerão de forma gradual, sendo finalizadas em fevereiro.

 

Umas das motivações para a modificação seria o desgaste que os três ministros estão sofrendo, principalmente ao causarem desconforto em aliados com seus discursos.

 

Desde o início do governo, Onyx vêm perdendo funções importantes, como a articulação política e a coordenação jurídica da Presidência, respectivamente transferidas para Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo e para a Secretaria-Geral, com o ministro Jorge Oliveira.

 

O ministro Weintraub se enfraqueceu na medida em que Onyx também foi perdendo seu prestígio no Planalto, uma vez que ambos são próximos. Apesar da postura ideológica de Abraham agradarem ao presidente e seus filhos, seu comportamento agressivo perante as mídias sociais, bem como sua capacidade em iniciar crises na área, culminaram em seu desgaste com alguns núcleos do governo.

 

Quanto a Bento Albuquerque, sua possível saída irá modificar, também, todo o segundo escalão, que receberá mudanças nas quatro secretarias de Óleo e Gás, Energia, Mineração e a de Planejamento. Para o ministro, os indícios demonstram que ele venha a preencher a vaga destinada à Marinha no Superior Tribunal Militar (STM).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: