sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bolsonaro anuncia médico Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde antes de oficializar chefia no Diário Oficial da União

POR Ana Carolina Morais | 16/03/2021
Bolsonaro anuncia médico Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde antes de oficializar chefia no Diário Oficial da União

Reprodução / BBC

A

Apesar de ainda não haver publicação no Diário Oficial da União (DOU), o presidente Jair Bolsonaro já adiantou sua quarta nomeação para o cargo de ministro da Saúde, na noite desta segunda-feira (15), por meio de suas redes sociais. A pessoa escolhida foi o médico Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que se reunirá, na manhã desta terça (16), com o atual chefe da pasta, Eduardo Pazuello. A oficialização por meio do DOU está prevista para ocorrer também nesta terça. Segundo o presidente, a transição de poderes deverá durar entre “uma ou duas semanas”.

 

 

“Foi decidido agora a tarde a indicação do médico Marcelo Queiroga para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente, já o conhecia há alguns anos então não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias, e tem, no meu entender, tudo para fazer um bom trabalho dando prosseguimento em tudo que Pazuello fez até hoje”, informou Bolsonaro.

 

 

Diferentemente dos dois primeiros ministros, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, que saíram da frente da pasta após discordarem do presidente quanto à condução da pandemia de Covid-19, Pazuello deixa o cargo depois de uma gerência marcada por total obediência à Bolsonaro e com suspeita de omissão quanto ao colapso da saúde em Manaus e diversos recordes de mortes pela doença e o agravamento da crise sanitária.

 

 

Depois de ser anunciado como a nova escolha para o comando da Saúde brasileira, Queiroga contou, em entrevista, que o presidente determinou que seja feito um “amplo debate” com toda a comunidade médica, visando melhores resultados no combate à pandemia. "O presidente determinou que se fizesse um amplo debate com a comunidade médica para que a gente harmonize mais as relações e tenhamos um resultado melhor diante da pandemia”, declarou.

 

 

Além disso, Marcelo Queiroga defendeu que o Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo uma “grande ferramenta” no enfrentamento ao novo coronavírus, assegurando que o objetivo de 2021 é garantir que a cobertura vacinal seja “mais ampla o possível” e que, dessa forma, a troca de chefia na pasta “é apenas uma mudança no ministério para que as políticas que o presidente quer colocar em prática aconteçam com maior concretude”.

 

 

(Com informações do G1 e da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: