terça-feira, 01 de outubro de 2024

Bolsonaro anuncia criação de comitê de combate à pandemia em parceria com o Congresso Nacional

POR Ana Carolina Morais | 24/03/2021
Bolsonaro anuncia criação de comitê de combate à pandemia em parceria com o Congresso Nacional

Reprodução / Poder 360

O

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta quarta-feira (24), após reunião no Palácio da Alvorada com governadores, ministros e chefes de poderes, que será criado um comitê de combate à pandemia de Covid-19, em parceria com o Congresso Nacional. A medida viabilizará a chegada de demandas dos governadores ao governo federal, que serão levadas ao comitê pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

 

 

A reunião tinha o objetivo de “fortalecer o ambiente de união nacional” e facilitar o surgimento de “um espaço para discussão de ações institucionais conjuntas”, segundo informado pela presidência. Com isso, o comitê foi criado como método de contenção da Covid.

 

 

“Resolvemos, entre outras coisas, que será criada uma coordenação junto aos governadores, com o senhor presidente do Senado Federal. Da nossa parte, um comitê se reunirá toda semana para decidirmos ou redirecionarmos o rumo do combate ao coronavírus. É unanimidade a intenção de nós, cada vez mais, nos dedicarmos à vacinação em massa no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

 

 

Entre os pontos levantados na reunião, o presidente afirmou que foi discutido o chamado “tratamento precoce para a Covid”, decisão que, segundo ele, ficará a cargo do ministro da Saúde, “que respeita o direito e o dever do médico off-label tratar os infectados”. Apesar de defendido pelo presidente, o método de tratamento precoce utiliza medicamentos que não possuem eficácia contra a Covid-19.

 

 

Quanto ao isolamento social, apesar de ser indicado por especialistas como forma de reduzir o avanço das infecções pelo novo coronavírus, Bolsonaro não se manifestou a respeito. Entretanto, de outro lado, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), presente na reunião, defendeu a medida e ressaltou a importância de restringir a circulação de pessoas. “Pedir a todos que entendam que em situações delicadas e críticas muitas vezes se faz necessário o isolamento social”, disse Caiado.

 

 

Sobre a vacinação no Brasil, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou que essa união que está sendo realizada entre o governo federal, estados e municípios irá auxiliar a agilizar a imunização, reduzindo, consequentemente, os efeitos da pandemia.

 

 

(Com informações do G1 e do O Povo)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: