sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não é preciso ter o voto impresso para garantir a lisura das eleições de 2022, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceite as medidas solicitadas pelas Forças Armadas para validação e contagem de votos se o sistema eletrônico falhar. O pronunciamento foi feito nesta quarta-feira (27), em Brasília, em um evento chamado Ato Cívico pela Liberdade de Expressão.
“A gente espera que, nos próximos dias, o Tribunal Superior Eleitoral dê uma resposta às sugestões das Forças Armadas. Porque eles nos convidaram. Nós aceitamos, estamos colaborando com o melhor do que existe entre nós e essas sugestões todas foram técnicas. Não se fala ali de voto impresso, não precisamos de voto impresso para garantir a lisura das eleições”, disse Bolsonaro.
A medida comentada pelo presidente está no “Plano de Ação para a Ampliação da Transparência do Processo Eleitoral”, um documento de 81 páginas que estabelece as contribuições dos integrantes do Comitê de Transparência Eleitoral (formado por representantes da Polícia Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e das forças armadas), com o objetivo de melhorar o sistema eleitoral.
“Precisamos de uma maneira, e nessas nove sugestões, existe uma maneira da gente confiar nas eleições. Uma das sugestões das Forças Armadas, não tem nada a ver com sigilo das eleições, é que, no final, quando se encerram as eleições, e os dados vêm da internet para cá, tem um cabo no final que alimenta a sala secreta do Tribunal Superior Eleitoral. Dá para acreditar nisso? Sala secreta? Onde meia dúzia de técnicos dizem ali no final: ‘olha, quem ganhou foi esse (...) Uma das sugestões é que esse mesmo duto que alimenta a sala secreta, os computadores, seja feita uma ramificação, um pouco à direita, para que temos, ao lado, um computador também das Forças Armadas para contar os votos do Brasil”, alegou o presidente.
(Com informações da CNN Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10