quinta-feira, 24 de julho de 2025
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou nesta quarta-feira (23) que o uso de biometria passará a ser obrigatório para a concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais. A identificação será baseada nos dados da nova Carteira de Identidade Nacional, com checagem biométrica também no momento do pagamento.
A implementação será gradual, sem necessidade de busca imediata por atendimento. Segundo o ministério, mais de 150 milhões de brasileiros já possuem biometria registrada em bancos de dados oficiais, o que facilita a transição.
O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou dois decretos voltados à biometria e aos dados em saúde, como parte da estratégia de digitalização do governo federal.
Com a criação da Base de Dados do Brasil, o governo pretende ampliar a personalização de serviços públicos, facilitar a integração entre os entes federativos, automatizar processos, combater fraudes e tornar a gestão mais eficiente.
“Com o aumento da governança, a gente vai poder expandir isso para facilitar e melhorar a vida da nossa população”, destacou a ministra Esther Dweck.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.