sábado, 27 de abril de 2024

Brasil

Bebidas alcoólicas são consumidas por 55% dos brasileiros acima de 18 anos

POR Ana Carolina Morais | 07/12/2021
Bebidas alcoólicas são consumidas por 55% dos brasileiros acima de 18 anos

Foto de RODNAE Productions no Pexels

U

Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), revelou que as bebidas alcoólicas são consumidas por 55% dos brasileiros acima de 18 anos de idade, sendo que dentro desse quantitativo, 32% fazem esse consumo semanalmente. Entre os que consomem de forma semanal, 44% ingerem mais de três doses por dia ou ocasião e 11% acima de dez doses por dia. A dose considerada na pesquisa é de 14g de álcool puro, que é o mesmo que 45ml de destilado, 150 ml de vinho ou uma lata de cerveja.

 

 

A pesquisa ainda demonstrou que são mais mulheres (42%) do que homens (32%) entre os participantes que afirmaram que consomem de uma a duas doses de álcool por dia ou ocasião. No quesito idade, de acordo com o levantamento, a faixa etária é reduzida conforme o consumo por dia aumenta.

 

 

Quanto aos brasileiros que bebem três ou mais doses por vez, 44% destes são homens, percentual que aumenta para 49% quando se considera as classes AB. O álcool foi considerado como um fator de risco para o câncer de fígado e a cirrose pela maioria dos participantes da pesquisa, mas ainda assim, 56% destes negligenciam sua saúde e nunca fizeram um exame para avaliar o dano no fígado gerado pelo álcool.

 

 

O presidente do Instituto Brasileiro do Fígado, Paulo Bittencourt, explica que não há como estabelecer um limite de segurança para a ingestão de álcool, uma vez que a sensibilidade a ele é individual. Mas, que ainda assim, para os que não possuem doença hepática, é possível considerar como consumo moderado a quantia de 14 doses para homens por semana ou 7 doses semanais para as mulheres. Já para as pessoas com doença ou gordura no fígado, o correto é não consumir.

 

 

“Mesmo aquelas pessoas que bebem apenas aos finais de semana, conhecidos como bebedores sociais, têm risco duas vezes maior de cirrose, quando seguem o padrão de consumo caracterizado pela OMS [Organização Mundial da Saúde] como bebedor pesado episódico (BPE), isto é, mais de quatro e cinco doses de álcool por ocasião, respectivamente para mulheres e homens”, afirma o instituto.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: