domingo, 01 de novembro de 2026
Foto: Agência Brasil
Instituições financeiras que não possuem licença para atuar como banco estão proibidas de usar os termos “banco” ou “bank” em nomes empresariais, marcas, domínios na internet ou qualquer forma de comunicação ao público. A determinação, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), entrou em vigor imediatamente.
A regra, anunciada pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (28), impacta principalmente fintechs e empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros, mas que não possuem autorização específica para operar como banco. Segundo o BC, o uso indevido da nomenclatura pode levar consumidores a interpretar equivocadamente o tipo de serviço prestado.
A Resolução Conjunta 17/2025 estabelece que a proibição vale para nome empresarial, nome fantasia, marca, domínio e qualquer forma de apresentação pública. A medida também inclui conglomerados financeiros, permitindo o uso dos termos apenas quando pelo menos uma instituição do grupo possuir autorização para funcionar como banco.
Instituições que utilizam os termos de forma irregular terão até 120 dias para apresentar um plano de adequação ao Banco Central, com prazo máximo de um ano para concluir as mudanças.
O BC estima que entre 15 e 20 empresas serão afetadas pela nova regra. Entre as mais conhecidas está o Nubank, que informou estar analisando a resolução.
A definição das normas ocorreu após consulta pública realizada entre fevereiro e maio, como parte do processo de atualização regulatória diante do crescimento das fintechs no mercado.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
01/11/2026
Ana Castela vai cantar o Hino Nacional no GP de São Paulo de Fórmula 1
A cantora sertaneja Ana Castela foi escolhida para interpretar o Hino Nacional Brasileiro antes da corrida principal do GP de São Paulo de Fórmula 1, marcada para domingo, 8 de novembro, em Interlagos. A organização confirmou a participação da artista nas redes sociais.
31/10/2026
Metade do Brasileirão 2026 luta contra o rebaixamento
Com as vitórias de Grêmio (2 a 0 sobre Athletico) e Corinthians (2 a 0 sobre Mirassol) na 33ª rodada, metade da tabela do Brasileirão 2026 entrou em zona de risco, enquanto Coritiba, Vitória e Botafogo encaram situações críticas nas últimas rodadas.
31/10/2026
Adolescentes de 14 e 16 anos são mortos após suposto encontro em Pernambuco
Polícia Civil confirma que José Pablo, 14, e João Vitor, 16, foram mortos no Loteamento São Gabriel, após se encontrarem com alguém, enquanto João Vitor já era investigado por crimes diversos.
31/10/2026
PRF apreende cerca de 3,5 toneladas de skunk em caminhão na BR-153, em Morrinhos
Ação integrada entre a PRF e a Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu cerca de 3,5 toneladas de skunk escondidas no compartimento de carga de um caminhão na BR-153, em Morrinhos, no sul de Goiás. Um homem de 40 anos foi preso.