terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

BBB 20: Ivy faz piada com pente garfo de Babu e telespectadores apontam racismo

POR Ana Carolina Morais | 16/03/2020
BBB 20: Ivy faz piada com pente garfo de Babu e telespectadores apontam racismo

Montagem

N

Na madrugada deste domingo (15), mais uma polêmica marcou o BBB 20, reality show da TV Globo. Já pautado anteriormente, o assunto que volta à tona é o racismo. Desta vez, quem causou revolta no público foi a participante Ivy Moraes, quando questionou “quem penteia o cabelo com um trem desse”, referindo-se ao pente garfo usado por Babu Santana, um dos únicos concorrentes negros do programa.

 

 

Após Ivy fazer o questionamento sobre o objeto em tom de zombação, Pyong Lee, outro participante, responde “O Babu, gente. Só dá pra fazer com esse o dele”, enquanto a concorrente Gizelly Bicalho acrescenta “acho que é pra não acabar com os cachinhos”. A discussão termina em risos. Confira o vídeo do momento abaixo.

 

 

 

 

O pente garfo possui origem Africana datada em mais de 6 mil anos a.C. e é utilizado em cabelos cacheados e crespos. O cabelo-afro sempre significou muito além da estética, carregando consigo histórias de resistências e simbologias. Em sua origem, penteados feitos com este objeto podiam indicar fatores como classe social, religião, estado civil, identidade étnica e até mesmo detalhes sobre a vida pessoal.

 

 

O episódio tumultuou a internet. Nas redes sociais, os telespectadores acusaram Ivy de racismo e pediram sua expulsão do programa. Além disso, muitos começaram a postar fotos usando seus pentes, semelhantes ao de Babu, levando os termos “Ivy expulsa”, “Ivy racista e “Adolf Ivy” para os assuntos mais comentados do Twitter.

 

 

 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Adivinha quem penteia o cabelo com um trem desse? O pente-garfo é um acessório usado pra dar volume e formato aos nossos cabelos crespos, algo que comecei a usar a partir do momento que deixei de raspar a cabeça e assumi o meu cabelo natural. O pente-garfo surgiu há 6.000 anos na África. Existem registros de pentes no Egito Antigo que tinham grande simbologia e eram usados por nossos ancestrais como forma de organizar a própria sociedade, pois era através dos penteados que se indicava o status, estado civil, identidade étnica, região geográfica e classe social. Os pentes-garfo também voltaram a ter grande significado nos anos 60 com o movimento negro americano. Tanto o movimento de direitos civis de Martin Luther King quanto o movimento “Black Power” lutaram pela valorização da estética negra e foram responsáveis pelo conceito “Black is Beautiful”, trazendo os afros à moda como um ato político. Por isso isso aqui é mais que um pente pra pentear um cabelo “especial”; isso é uma ferramenta de exaltação da identidade negra. É muito triste ver que ainda hoje tem pessoas que ridicularizam nossos cabelos, seja através de piadas ou cuspidas. É preciso diariamente lembrar que nosso cabelo é lindo como qualquer outro e que não tem graça nenhuma rir da nossa identidade. #Babu #BBB20

Uma publicação compartilhada por Spartakus (@spartakus) em

 

 

E não foi somente o público do reality que se manifestou nas redes sociais. O ator Sérgio Malheiros também participou do movimento gravando um vídeo em seu Instagram mostrando e explicando aos seus seguidores o que é um pente garfo.

 

 

 

 

Em várias sociedades africanas antigas e modernas, o pente de cabelo ganha a simbologia de status, afiliação a um grupo e crenças religiosas. As alças de pentes eram decoradas com objetos de estado e fazendo referência a natureza e ao mundo espiritual. No século XX, estes objetos também assumiram uma mensagem política e cultural mais ampla.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: