quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil

Bandeira vermelha volta e conta de luz fica mais cara a partir de hoje (1º)

POR | 01/12/2020
Bandeira vermelha volta e conta de luz fica mais cara a partir de hoje (1º)

Redação Jornal Somos

A

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou nota ao final do dia de ontem, segunda feira (30/11), após a realização de uma reunião extraordinária da diretoria da Agência, em que se decidiu reativar o sistema de Bandeiras Tarifárias. A partir da decisão, hoje, terça feira (1º), fica estabelecida a bandeira vermelha Patamar 2, com custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos, essa é a tarifa mais alta que existe hoje no país.

 

 

Apesar de ser comum receber estas notícias nessa época do ano, com os períodos de estiagem de chuvas, este ano a informação é recebida com certa revolta, já que contradiz as decisões publicadas anterior pela Agência. Já que em maio de 2020, a Aneel havia decretado que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a bandeira verde ficaria acionada até o dia 31 de dezembro. E isso havia sido reforçado no início do segundo semestre quando as chuvas ficaram mais escassaz e a questão veio à tona novamente.

 

 

A justificativa, aind segundo a nota publicada, para a revogação da decisão anterior, mesmo que no último mês do ano, foi a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia.

 

“Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone.

 

 

Conforme dados da página do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios dos sistemas brasileiros está abaixo de 50% em praticamente todas as regiões do país até o último dia 29. E ainda que o subsistema mais crítico é o Sudeste-Centro-Oeste, composto pelas bacias dos rios Grande, Paraíba do Sul, Paraná Paranaíba Paranapanema, São Francisco, Tietê e Tocantins, com média atual dos reservatórios em 18,11%. Na mesma nota da Aneel, a recomendação aos consumidores é economizar. "É importante dar um sinal ao consumidor de que a geração no país está cara pelo fato de estar sendo atendida por termelétricas, então é importante para o consumidor evitar desperdício de água e de energia", disse Pepitone.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: