quarta-feira, 01 de outubro de 2025
A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix terão uma nova ferramenta para reagir em casos de fraude, golpe ou coerção. O Banco Central anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento do chamado “botão de contestação”, que permitirá a abertura de reclamações de forma totalmente digital, sem a necessidade de contato direto com atendentes.
A funcionalidade, vinculada ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), poderá ser acessada diretamente pelo aplicativo da instituição financeira do cliente. Assim que acionado, o pedido é repassado ao banco que recebeu a transação contestada, que deverá bloquear os recursos da conta do golpista, caso ainda existam.
Segundo o Banco Central, após o bloqueio, os bancos envolvidos terão até sete dias para analisar o caso. Se confirmada a fraude, a devolução será feita diretamente à vítima, em um prazo máximo de 11 dias.
O recurso, no entanto, não se aplica a situações de desacordo comercial, arrependimento na compra ou erro de digitação da chave Pix quando o valor é enviado a uma pessoa de boa-fé.
Com a novidade, a expectativa é aumentar a agilidade na recuperação de valores e reduzir as perdas financeiras em crimes virtuais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.