sábado, 22 de fevereiro de 2025
Imagem: reprodução
A partir de 3 de fevereiro de 2025, uma nova resolução do Banco Central (BC) entrará em vigor, trazendo melhorias nas regras para o pagamento de boletos. A principal mudança permitirá que os boletos sejam pagos por meio de outros métodos autorizados pelo BC, como o Pix. Com isso, o pagamento será mais rápido e conveniente, bastando escanear o QR Code do boleto para realizar a operação.
Essa mudança visa dar mais agilidade ao boleto de pagamento, que é amplamente utilizado, e incorporar a praticidade do Pix, que já é conhecido por sua aceitação e rapidez. Embora algumas instituições já ofereçam essa opção de pagamento de forma experimental, a resolução vai regulamentar o uso do QR Code e estabelecer as responsabilidades de todos os envolvidos.
Além disso, a resolução também traz o boleto dinâmico, uma nova modalidade que permitirá maior segurança nas transações entre empresas. A ideia é garantir que o pagamento chegue diretamente ao credor correto, de forma automática, sem a necessidade de trocar o meio de pagamento. Isso será especialmente útil para empresas de pequeno e médio porte, trazendo mais confiança nas negociações.
O boleto dinâmico estará vinculado a títulos digitais emitidos por sistemas autorizados pelo BC, garantindo mais segurança e eficiência no pagamento de dívidas, como as representadas pela duplicata escritural. Para que o sistema funcione corretamente, o BC vai definir, por meio de uma instrução normativa, quais ativos financeiros poderão ser vinculados a esse novo modelo de pagamento, com a previsão de incluir duplicatas escriturais e recebíveis imobiliários.
Os sistemas necessários para viabilizar o boleto dinâmico ainda estão em desenvolvimento, e a expectativa é de que ele esteja em operação dentro de seis meses após a aprovação de um dos sistemas de registro. Além disso, a resolução exige uma governança mais robusta, com a participação de diversos setores, e a definição de um modelo tarifário transparente, que evite práticas anticoncorrenciais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Ambas as equipes eram favoritas para se classificarem, mas só confirmaram a vaga na próxima fase nos pênaltis