quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
O Banco Central (BC) comunicou que 46.093 chaves Pix foram vazados devido a uma falha no sistema de uma instituição de pagamento. A informação foi divulgada em nota nesta segunda-feira (18), sendo o 6° vazamento de dados do tipo desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneo em novembro de 2020.
Os dados cadastrais vazados são de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito Microempreendedor e a Empresa de Pequeno Porte Limitada. A autarquia decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.
Dados protegidos como saldo, senhas e extratos não foram expostos.
Os clientes dos bancos referidos que tiveram os seus dados cadastrais vazados, serão notificados através do aplicativo ou internet banking de sua instituição de relacionamento.
O BC ainda afirmou que estes serão os únicos meios de aviso de exposição de chaves Pix e pediu para que clientes ignorem telefonemas, email, mensagens de texto.
O caso está sendo investigado e sanções poderão ser aplicadas. A lei prevê multa, suspensão ou até a exclusão do sistema Pix dependendo da gravidade do caso.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.