sábado, 24 de outubro de 2026
Foto: Ageência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (14), a fabricação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do produto Metbala, uma bala tipo gummy à base de tadalafila, fabricada pela empresa FB Manipulação Ltda.
Segundo a Anvisa, o produto não possui registro na agência e a empresa responsável não tem autorização para fabricar medicamentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
Além disso, a proibição se estende a qualquer pessoa física ou jurídica, inclusive veículos de comunicação, que vendam ou divulguem o produto. A Anvisa reforçou que medicamentos só podem ser vendidos por farmácias e drogarias devidamente autorizadas, e devem possuir registro para garantir eficácia, segurança e qualidade.
A tadalafila, substância presente no produto, é indicada para o tratamento da disfunção erétil e só pode ser utilizada com prescrição médica, após avaliação clínica. A agência alertou ainda para os riscos da automedicação e informou que a divulgação de produtos irregulares é infração sanitária, sujeita a penalidades como multas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.
23/10/2026
Anvisa endurece regras para uso compassivo da polilaminina e gera debate
Anvisa restringiu o uso compassivo da polilaminina após registro de nove óbitos, mantendo a exigência de critérios clínicos definidos em estudo em andamento.
23/10/2026
Policial e jovem se envolvem em briga em parquinho de praça após discussão sobre camisa com símbolo político
Um investigador da Polícia Civil e um adolescente se envolveram em uma briga corporal em um parquinho infantil, na noite de quinta-feira (22/10). Segundo o agente, a confusão começou após uma provocação relacionada a uma camisa política.