segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Brasil

Azul Linhas Aéreas anuncia suspensão de operações em 12 cidades a partir de março

POR Ludmilla Menezes | 25/01/2025
Azul Linhas Aéreas anuncia suspensão de operações em 12 cidades a partir de março

Imagem: reprodução/ Agência Transporta Brasil

A

A Azul Linhas Aéreas anunciou que encerrará suas operações em 12 cidades brasileiras a partir de março deste ano (lista completa abaixo). Segundo a empresa, a decisão foi motivada por diversos fatores, como o aumento dos custos operacionais no setor aéreo e a necessidade de equilibrar oferta e demanda.

 

Em comunicado enviado ao g1 nesta sexta-feira (24), a Azul explicou que "essas mudanças fazem parte do planejamento operacional. Os clientes impactados estão sendo notificados com antecedência e receberão o suporte necessário, conforme determina a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)".

 

A suspensão das operações entrará em vigor no dia 10 de março nas seguintes localidades:

 

  • Barreirinhas (MA)
  • Cabo Frio (RJ)
  • Campos (RJ)
  • Correia Pinto (SC)
  • Cratéus (CE)
  • Iguatú (CE)
  • Mossoró (RN)
  • Parnaíba (PI)
  • Rio Verde (GO)
  • São Benedito (CE)
  • São Raimundo Nonato (PI)
  • Sobral (CE)

 

Outras alterações nas operações

 

A Azul também mencionou que a suspensão está relacionada à crise global na cadeia de suprimentos, ao aumento do dólar, à disponibilidade limitada de aeronaves e à necessidade de ajustar a oferta às condições de mercado.

 

Como consequência, a partir de 3 de março, os voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados exclusivamente a partir de Recife (PE). Já no dia 10 de março, os voos de Juazeiro do Norte (CE) terão como destino o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que é o principal centro de operações da companhia.

 

As atividades no aeroporto de Caruaru (PE) também sofrerão ajustes devido à baixa ocupação. Os voos passarão a ser realizados com aeronaves Cessna Grand Caravan, que possuem capacidade para apenas nove passageiros.

 

A empresa destacou que "como uma companhia competitiva, reavalia constantemente suas operações, ajustando sua capacidade às demandas do mercado". Acrescentou ainda que "alterações fazem parte do planejamento estratégico, sempre considerando as necessidades e oportunidades do mercado".

 

Viracopos não será afetado

 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, informou que as mudanças anunciadas não impactarão suas operações, já que não haverá alterações em voos com origem ou destino no local.

 

Possível fusão entre Azul e Gol

 

As alterações foram anunciadas pouco tempo depois da divulgação de um possível acordo entre a Azul e a Gol. O grupo Abra, que controla as companhias Gol e Avianca, assinou um memorando de entendimento com a Azul para avaliar a viabilidade de uma fusão de negócios no Brasil.

 

Em nota direcionada a investidores, a Gol explicou que o memorando representa apenas o início das negociações. Caso o acordo seja concretizado, as empresas devem manter suas marcas e certificados operacionais de forma independente. "O entendimento inicial não altera a estratégia, a condução dos negócios ou as operações diárias da Gol", esclareceu o documento.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: