sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Avião da FAB com brasileiros e estrangeiros vindos da Ucrânia chega ao Brasil

POR | 10/03/2022
Avião da FAB com brasileiros e estrangeiros vindos da Ucrânia chega ao Brasil

Imagem: Reprodução de vídeo/G1/Pernambuco

N

No início da manhã desta quinta-feira (10/03), o avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia chegou na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana. Ele saiu ontem da Polônia e fez escalas em Lisboa e Cabo Verde. Além dessa aeronave, chegou também a Pernambuco um avião Legacy, que faz parte da Operação Repatriação e trouxe parte dos refugiados. Essa segunda aeronave foi cedida pelo governo federal para transportar uma grávida e duas famílias com crianças de colo, por ser mais confortável, mas a maior parte dos repatriados veio no cargueiro.

 

 

Segundo a FAB, vieram para o Recife 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. A Força Aérea também disse que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades. Também vieram oito cães e dois gatos.

 

 

De Recife ele irá para o Distrito Federal. A previsão é que todos cheguem ao meio-dia desta quinta-feira à Base Aérea de Brasília, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção. A Operação Repatriação é realizada de forma integrada pelo Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde.

 

 

O avião cargueiro em sua ida foi utilizado para enviar ajuda humanitária, levando à Ucrânia 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: