sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Aumento do prazo de validade da vacina Janssen é aprovado pelo Anvisa

POR Ana Carolina Morais | 11/10/2021
Aumento do prazo de validade da vacina Janssen é aprovado pelo Anvisa

Foto: Américo Antonio / Sesa - Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

O

O aumento do prazo de validade da vacina contra a Covid-19 da Janssen (Johnson & Johnson) foi aprovado pela diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dessa forma, o vencimento que era de quatro meses e meio passa a ser de seis meses se estiver armazenado de 2ºC a 8C.

 

 

A solicitação para este aumento na validade foi requerida, no último dia 15 de setembro, pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O novo prazo segue a modalidade de autorização temporária de uso emergencial, e foi pedido em caráter experimental.

 

 

De acordo com a Anvisa, a concessão do aumento da validade foi embasada em uma avaliação criteriosa dos dados de qualidade que, segundo os estudos, demonstraram que o imunizante permaneceu estável dentro deste período de seis meses.

 

 

“Ressalto que, de acordo com o relatório técnico, a empresa já possui dados de estabilidade de 6 meses para pelo menos 3 lotes comerciais na apresentação multidose. Todos os parâmetros avaliados permaneceram dentro de especificação pelos tempos verificados até o momento, sem a observação de tendência de queda indicativa de degradação”, afirma um dos trechos da decisão da Anvisa.

 

 

A vacina da Janssen tem seu uso emergencial autorizado no Brasil desde o dia 31 de março de 2021 e é a única de dose única utilizada no país. O aval positivo para o aumento do prazo foi concedido de forma unânime.

 

 

(Com informações da Agência Brasil e do UOL)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: