terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

Aumento de 5% do gás de cozinha nas refinarias passa a valer hoje (27)

POR Jornal Somos | 27/12/2019
Aumento de 5% do gás de cozinha nas refinarias passa a valer hoje (27)

Gabo Morales/Folhapress

N

Nesta sexta-feira (27), todos os tipos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), desde o gás de cozinha nos botijões de 13 quilos, até o industrial e comercial, que é vendido em vasilhames de 20 kg, 45 kg e acima de 90 kg, incluindo o granel, sofreram um aumento de 5% nas vendas em suas refinarias e bases. Esse aumento passa a valer hoje.

 

O preço dos botijões de gás de 13 kg, de janeiro até agora, sofreram um reajuste médio de 10% nas refinarias da Petrobrás.

 

Preços

Como a matéria-prima representa  cerca de 54% do preço final do produto, o impacto final aos consumidores pode variar entre 2% a 3%, desde que apenas o repasse do aumento nas refinarias seja feito.

 

Os preços dos botijões de 13 kg sofreram um reajuste de 10% nas refinarias da Petrobras, no entanto o GLP repassado para a indústria e comércio, que até novembro tinha os preços diferenciados do gás e botijão, obteve uma redução média da ordem de 10% no ano.

 

Segundo dados da pesquisa de preços da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o botijão de 13 kg em janeiro, era vendo a R$ 69,15 em média, no país, e em outubro a R$ 68,77. Sendo assim, houve uma queda de 0,5% no mesmo período em que subiu cerca de 5% na refinaria.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: