sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Ao final de ontem, quinta-feira (13/10), o Ministério da Cidadania decidiu prorrogar por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). A revisão dos dados é necessária para evitar suspensão ou cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil e tinha como data final para parte da tabela de beneficiários para essa revisão até hoje, sexta-feira (14 de outubro).
A grande importância sobre essa atualização são para os beneficiários do Auxílio Brasil, já que esta data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos caso não seja realizada, a família pode ter o benefício cancelado ou suspenso. O principal motivo para o prazo extra foram as filas e confusões pelo país nesta quinta, véspera do fim do prazo.
Esse primeiro calendário e prazos são especialmente para as famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017, que agora terão até final 14 de novembro.
Uma das facilidades para este cadastro foi a criação do aplicatico específico para o Cadastro Único. Através desta ferramenta é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros. Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo.
Pelo mesmo app, pode fazer a confirmação desta atualização, caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo.
Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.
É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de cada município no link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10