sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Atirador postou minutos antes imagens com arma e máscara

POR Jornal Somos | 13/03/2019
Atirador postou minutos antes imagens com arma e máscara

Reprodução/Facebook

N

Na manhã desta quarta-feira (13), a Escola Estadual Raul Brasil em Suzano (SP) foi surpreendida por dois jovens encapuzados que efetuaram disparos atingindo alunos e funcionários, logo em seguida os atiradores cometeram suicídio. A polícia divulgou os nomes dos atiradores, são eles: Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos. Inclusive o ex-aluno, Guilherme Taucci publicou minutos antes do ataque, em uma rede social, aproximadamente 20 fotos com uma máscara de caveira, fazendo gestos obscenos, segurando um revolver.

 

Como aconteceu:                        

Segundo informações do comandante do destacamento da Polícia Militar Sales Oliveira, os adolescentes mataram um comerciante na região antes de chegar à escola. A vítima, que era tio de Guilherme Taucci (um dos atiradores) foi identificada como Jorge Antônio Morais, 51, ele foi socorrido de helicóptero para o Hospital das Clínicas, na capital paulista, mas não resistiu. Ainda na Loja do comerciante, os criminosos roubaram um carro e dirigiram-se à escola.  

 

Um vídeo de uma câmera de segurança mostra os dois atiradores chegando na escola no veículo branco, em frente à entrada da unidade de ensino. Eles entraram pela porta da frente, atiraram contra a coordenadora pedagógica e contra outra funcionária da escola. Do pátio, os atiradores seguiram em direção ao centro de línguas, os alunos se fecharam dentro da sala junto com a professora, neste momento então que os adolescentes se suicidaram no corredor.

 

Vídeos e fotos do ocorrido

Estão circulando pelas redes sociais, fotos e vídeos do ocorrido. Nas imagens é possível ver pelo menos quatro corpos no chão, enquanto outros estudantes correm desesperados e gritando. Fotos mostram também dois corpos que seriam dos atiradores. Um deles usava uma máscara de caveira, boné e roupas pretas, cinto e luvas.

                                    

Investigação

A Polícia Técnico Cientifica está neste momento ouvindo as testemunhas, ouvindo os vizinhos dos atiradores e até mesmo investigando o comportamento dos adolescentes em casa. Na apuração, os vizinhos afirmam que Guilherme era um adolescente problemático mas entretanto Luiz tinha uma família bem estruturada. Ainda não se sabe o que motivou o crime.

 

Apoio do Estado e Prefeitura

O governador de São Paulo João Dória (PSDB) foi até o local do incidente, ele lamentou a situação, falou que a cena é a mais triste que já havia assistido, lamentou também o fato ter acontecido no país e no estado de São Paulo.

 

Em coletiva de imprensa no meio da tarde, secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva contou que esteve com os familiares para conversar, em um QG próximo à escola atacada, e antecipou que ofereceu e dará apoio a todos os familiares para realização de velório e enterro coletivo das vítimas, na Arena Suzano.

“O contato com as famílias foi absolutamente triste, é difícil, olhar para uma mãe que acabou de perder o filho, é impossível! É uma dor indescritível!”. O secretário acrescentou também que o portão aberto porque os ex aluno Guilherme chegou afirmando que tinha ido conversar na secretaria da escola.

“A preocupação não deve ficar apenas nas escolas, mas dentro de nossas casas, e quem sabe evitar tragédias como esta. A segurança nas escolas já era uma preocupação do governo do estado a segurança nas escolas, existem 41 mil câmeras de segurança, aqui (na escola) mais de 16 funcionando, mas nada sozinho impediria uma tragédia como essa, nada melhor que a política antibullying para evitar situações como estas.”

 

O Prefeito de Suzano (SP), Rodrigo Kenji de Souza Ashiuchi, estava bastante emocionado durante coletiva, em que deixou claro que todos terão o apoio da prefeitura de Suzano (SP) e do Estado de São Paulo, mas que é preciso ter calma, pois todos foram pegos de surpresa. “Esta situação é totalmente fora, ninguém aqui podia imaginar que algo assim iria acontecer em nossa cidade”.

 

Veja abaixo, a lista das vítimas:

Alunos

  • Pablo Henrique Rodrigues
  • Clayton Antônio Ribeiro
  • Samuel Melquíades Silva de Oliveira
  • Douglas Murilo Celestino
  • Caio Oliveira

 

Funcionárias:

  • Marilena Ferreira Vieira Umezo
  • Eliana Regina de Oliveira Xavier

 

Dono da loja de carros:

  • Jorge Antônio Moraes: comerciante, morto antes da entrada dos assassinos na escola; ele é tio de Guilherme, um dos assassinos.

 

Feridos:

  • Adna Bezerra
  • Anderson Carrilho de Brito
  • Beatriz Gonçalves
  • Guilherme Ramos
  • Jennifer Silva Cavalcanti
  • Leonardo Vinicius Santana
  • Leticia Melo Nunes
  • Murilo Gomes Louro Benite
  • Samuel Silva Felix

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: