sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Atendimentos periciais do INSS vão ser paralisados por 48 horas a partir de hoje (08)

POR Ana Carolina Morais | 08/02/2022
Atendimentos periciais do INSS vão ser paralisados por 48 horas a partir de hoje (08)

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O

Os atendimentos periciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país ficarão suspensos pelo período de 48 horas, a partir de hoje, terça-feira (08/02), devido à uma paralisação organizada pelos médicos peritos que estão reivindicando diversos fatores, entre eles, um reajuste salarial de 20%.

 

 

A paralisação da categoria, que foi devidamente notificada ao Ministério do Trabalho e Previdência Segundo a ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos), irá afetar aproximadamente 22 mil a 25 mil perícias. O reagendamento destes atendimentos, segundo a ANMP, deverá ser realizado pelo INSS até o meio-dia da data seguinte ao cancelamento e a nova data deverá ser disponibilizada para consulta, no site, no aplicativo ‘Meu INSS’ ou no telefone 135, a partir das 13h desse dia seguinte ao cancelamento.

 

 

Além do reajuste salarial, os médicos peritos também estão reivindicando a realização de um concurso público para suprir as 3 mil vagas existentes, além do requerimento de uma distribuição igualitária de agendamentos entre os profissionais dos turnos matutino e vespertino com o fim de espaços na agenda sem atendimentos e direito aos feriados e recessos. Para isso, eles pleiteiam uma reunião presencial com o ministro Onyx Lorenzoni.

 

 

A última reunião do ministro com os médicos peritos foi realizada no mês de agosto de 2021, onde ficou firmado um compromisso verbal de restabelecimento de um canal de diálogo direto entre os profissionais e a pasta, bem como a adoção de medidas efetivas para o solucionamento dos problemas que afetam estes profissionais. A paralisação de 48 horas dessa semana já é a segunda pausa como manifesto feita por eles neste ano de 2022, sendo que a primeira ocorreu na última segunda-feira (31).

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: