sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Aprovação de Bolsonaro cai para menor índice desde a posse

POR Jornal Somos | 27/06/2019
Aprovação de Bolsonaro cai para menor índice desde a posse
S

Segundo pesquisa do Ibope divulgada hoje a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro voltou a cair e é a pior desde o início do mandato. O levantamento foi encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

 

A pesquisa mostra que 32% dos brasileiros avaliam o governo como ótimo ou bom. O levantamento indica ainda que 32% da população opinaram que a gestão é ruim ou péssima.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 26 de junho. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Em relação ao último levantamento CNI/Ibope, divulgado em abril, o índice de ótimo/bom oscilou negativamente três pontos percentuais, dentro da margem de erro: de 35% para 32%. Já o registro de ruim/péssimo subiu cinco pontos: 27% para 32%.

 

Na comparação entre todos os levantamentos mensais, a aprovação do governo em junho é a pior do ano. No que diz respeito à maneira de governar do presidente, o percentual de desaprovação cresceu de 40% para 48%, enquanto a aprovação recuou de 51% para 46%.

 

A confiança em Bolsonaro também diminuiu. O percentual dos que confiam no chefe do Executivo passou de 51% para 46% e os que não confiam aumentou de 45% para 51%.

 

Em junho, o governo Bolsonaro passou por momentos conturbados: a divulgação de conversas do ministro da Justiça, Sergio Moro, com procuradores da Operação Lava Jato; as mudanças no projeto de reforma da Previdência no Congresso; a derrubada, no Senado, do decreto presidencial das armas, o que levou Bolsonaro a revogar a medida; a prisão de um assessor do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, por suposto envolvimento no caso das candidaturas laranjas de Minas Gerais; manifestações contra a reforma e o bloqueio de verbas na Educação; e a prisão de um sargento, supostamente com cocaína, em um avião da FAB.

 

No recorte por políticas setoriais, a área da educação teve um aumento de dez pontos percentuais (de 44% para 54%) quanto à insatisfação dos brasileiros. Os dados indicam que a avaliação piorou no período em que Abraham Weintraub, Ministro da Educação, assumiu em 8 de abril.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: