sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Aposentadoria poderá ter aumento em 2019

POR Jornal Somos | 23/07/2018

LDO aprovada pelo Congresso prevê aumento de 3,3%

Aposentadoria poderá ter aumento em 2019
P

Para os aposentados que recebem acima de um salário mínimo, a notícia é boa! A correção que acontecerá para o ano de 2019 será um pouco maior do que a desse ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada esse mês pelo Congresso prevê uma correção de 3,3% .

A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) aprovada pelo Congresso prevê correção de 3,3% para os benefícios, portanto, acima dos 2,07% de reajuste em 2018. Esse valor é apenas uma expectativa e o reajuste definitivo só será divulgado no início do ano que vem, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgará a inflação medida pelo INPC (inflação para famílias com renda de um a cinco salários mínimos), índice oficial de reajuste.

 

Aposentadorias antigas também poderão ser revisadas

Além de anunciar uma possível correção no salário, está aberto o prazo para os aposentados pedirem revisão benefício. O pedido de revisão pode acontecer após 10 anos, caso o INSS não tenha analisado algum documento ou o aposentado possua novos documentos para apresentar.

 

Para identificar se houve algum erro de análise, como documentos apresentados pelo segurado na época do pedido da aposentadoria que não foram levados em consideração é necessário que o aposentado acesse a nova plataforma do INSS, chamada MEU INSS e solicitar nova perícia.

 

Meu INSS

O aplicativo é um canal elaborado para aproximar o INSS do cidadão. Através dele é possível consultar o extrato, acompanhar todas as informações e dados sobre suas contribuições.  

Também é possível conferir o histórico de crédito, carta de concessão, declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), declaração de regularidade do contribuinte individual e a consulta da revisão do benefício.

 

A ferramenta disponibiliza a localização da agência mais próxima, além de solicitar agendamentos para algum serviço previdenciário e assistencial.

Para o cadastro, é preciso adicionar o CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Algumas perguntas serão feitas para conferir a identidade do usuário.

A central de dúvidas e atendimento atende no número 135.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: