sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Gabriel BOUYS / AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou uma Medida Provisória (MP) isentando de Imposto de Renda valores recebidos por atletas como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A cobrança de imposto vinha gerando críticas nas redes sociais e provocando cobranças no governo.
A regra passa a valer para os premiados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Medalhas e troféus já eram isentos de pagamento de imposto. A norma vale para aqueles valores pagos por Comitê Olímpicos Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.
Nomeada de taxação olímpica, o imposto existe há pelo menos 50 anos e foi instituída durante a ditadura militar. Na época, prêmios obtidos em "competições desportivas, artísticas, científicas e literárias, exceto se outorgados através de sorteios, serão tributados como rendimentos do trabalho".
Uma segunda normativa, de 1998, do governo de Fernando Henrique Cardoso, também discorre sobre a questão. O texto pontua que "são entendidos como salário" valores recebidos a título de abono de férias, décimo-terceiro salário, "gratificações e prêmios" — estando, portanto, sujeitos à mesma tributação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10