segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/gov
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) fez um alerta nesta sexta-feira (24) sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue, disponível em 1.9 mil cidades com maior incidência da doença. Até o momento, apenas metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas.
Entre 2024 e 20 de janeiro de 2025, o Ministério da Saúde distribuiu 6.370.966 doses, mas 3.205.625 já foram aplicadas. O Brasil registrou em 2024 um número recorde de casos de dengue, com 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes, além de 761 óbitos sob investigação. Em 2025, até o momento, são 101.485 casos e 15 mortes confirmadas.
O alerta ocorre em um momento de maior circulação do sorotipo 3 (DENV-3) da dengue, que não estava em circulação predominante no Brasil desde 2008. O Ministério da Saúde também intensificou ações de prevenção, como o Plano de Ação para Redução da Dengue, focando no controle do mosquito Aedes aegypti e no monitoramento das arboviroses.
A vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda Pharma e aprovada pela Anvisa, foi distribuída no Brasil a partir de fevereiro de 2024. No entanto, devido à capacidade limitada de produção, o governo restringiu a vacinação a crianças de 10 a 14 anos, a faixa etária com maior número de hospitalizações. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias.
Mônica Levi, presidente da SBIm, ressaltou que o Brasil foi o primeiro a oferecer a vacina na rede pública e destacou que a Qdenga é segura e eficaz.
“Qualquer vacina para ser aprovada e licenciada no país passa por uma série de critérios de aprovação, e essa vacina Qdenga, do laboratório Takeda, foi aprovada no Brasil, na Europa, na Argentina, em vários da Ásia, em vários países do mundo”, explicou a presidente.
Em 22 de janeiro, o Instituto Butantan iniciou a produção de uma nova vacina, chamada Butantan-DV, que ainda precisa ser aprovada pela Anvisa. Apesar disso, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a vacinação em massa não será realizada em 2025.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.