terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil

Apenas 3% dos estudantes brasileiros querem ser professores

POR Jornal Somos | 15/10/2018
Apenas 3% dos estudantes brasileiros querem ser professores
H

Hoje,15 de outubro, é considerado o Dia do Professor.Uma profissão tão admirada e elogiada mas que tem sofrido com a falta de investimento.

 

O profissional da educação tem a tarefa de cuidar da formação, conduzindo o ser humano para uma sociedade civilizada. A última década tem sido marcada por avanços na legislação que apoiam os direitos dos professores, mas  ainda é preciso trabalhar a valorização dessa profissão.

 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017, o Brasil fica entre os últimos colocados no ranking do respeito e valorização dos professores. Esse estudo aponta que o melhor status ficou para a China e o pior para Israel.

 

A pesquisa também mostra que, entre os entrevistados, os brasileiros foram os que mais apontaram a influência do professor na vida, mas não é a carreira que ele quer seguir.

 

O levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), baseado no Pisa mostrou que apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores, número que cai quando falamos de educação básica.

 

O estudo mostra que a carreira docente não atrai os alunos principalmente pelo salário, planos de carreira e estímulo através da valorização e coesão escolar. Por lei, no Plano Nacional de Educação, esse salário deve ser equivalente ao de outros profissionais com formação equivalente até 2020. Outra questão que interfere nas condições de trabalho nas escolas diz respeito à forma de contratação dos profissionais. Aqueles que detêm contrato temporário, além de não terem acesso a políticas de formação e valorização profissional, também não conseguem manter vínculo com a escola, prejudicando o trabalho e as parcerias pedagógicas.

 

Portanto, mais do que necessário para valorizar os profissionais das escolas públicas, o piso e a carreira, condições apropriadas de trabalho, constituem direito dos estudantes e da sociedade em geral à educação pública de qualidade.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: