sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Anvisa se reúne com responsáveis pela vacina indiana Covaxin

POR Ana Carolina Morais | 04/03/2021
Anvisa se reúne com responsáveis pela vacina indiana Covaxin

Reprodução / TV Cultura UOL

A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu, nesta quinta-feira (4), com a empresa brasileira Precisa Farmacêutica, com o Instituto Albert Einstein, e com o laboratório indiano Bharat Biotech, responsável pela vacina Covaxin, contra a Covid-19, para discutirem, juntos, os requisitos que permitirão que o imunizante indiano seja utilizado no Brasil. Segundo a Anvisa, foram tiradas “todas as dúvidas envolvidas para auxiliar no andamento do processo”.

 

 

Foi apresentado às empresas responsáveis, pela Agência, a possibilidade de fazer o pedido de autorização para testes clínicos no Brasil, afim de conseguir o registro definitivo, ou de fazer a apresentação dos resultados de estudos da fase 3, feitos em outros países, o que poderá gerar a liberação do uso emergencial da Covaxin.

 

 

Ainda nessa semana será realizada, por 5 técnicos da Anvisa, uma visita nas instalações da farmacêutica localizada na Índia, para ser efetuada uma inspeção na fábrica. Se os critérios forem atendidos, a empresa receberá o Certificado de Boas Práticas de Fabricação, documento é necessário para que a vacuna seja utilizada em território brasileiro.

 

 

Um contrato já foi firmado pelo governo federal para a aquisição de 20 milhões de doses da Covaxin, com a entrega prevista para ocorrer entre os meses de março e maio. O uso do imunizante nos brasileiros depende da autorização da Anvisa.

 

 

Os estudos clínicos da fase 3 divulgados, nesta terça (3), pela Bharat Biotech, demonstraram que a vacina alcançou um nível de eficácia contra o novo coronavírus de 81%. O imunizante indiano, fabricado a partir do vírus inativado, é armazenado em temperaturas de 2ºC a 8ºC, sendo aplicado em duas doses.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: