quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Ontem, quarta-feira (20/7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a triagem de doadores de sangue em meio aos casos de varíola dos macacos (Monkeypox). Mesmo sem confirmação científica sobre a transmissão por meio do sangue, tecidos, células e órgãos, algumas medidas foram recomendadas de forma preventiva.
Dessa forma, as pessoas que tiveram a doença ou contato com tevê é preciso aguardar 21 dias para fazer a doação de sangue, esse é o tempo para que o sintomas e lesões desapareçam da pele da pessoa contaminada. Assintomáticos também precisam aguardar esse prazo.
A transmissão do vírus da doença é pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
Com informações da Agência Brasil.
*Matéria produzida pelo acadêmico de jornalismo Luigi Angelo e supervisionada pela redação do Jornal Somos
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.