quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Devido ao aumento na procura pelo álcool 70%, utilizado na desinfecção de superfícies em combate à Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista com produtos alternativos. Os novos itens apresentados pelo Órgão sanitário possuem ação e eficácia semelhantes ao álcool.
Apesar dos produtos indicados poderem ser utilizados em substituição, a Anvisa alertou para o tempo de ação de alguns itens, como o sabão, água sanitária e alvejante, que devem aguardar um tempo entre cinco a dez minutos após sua aplicação para fazerem efeito.
“Estudos mostram que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, uma vez que o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos”, relatou o órgão.
Além disso, foi informado que a água sanitária deve ser imediatamente utilizada após sua diluição na água, já que sua ação é inativada pela luz. Esta diluição, inclusive, deve ser efetuada do seguinte modo: a cada litro de água, inserir um copo de 250 ml do produto, e ainda em cada litro de água, introduzir um copo de 200 ml de alvejante.
Os produtos que podem ser utilizados em alternativa ao álcool 70% são:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.