quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Anvisa permite aplicação de segunda dose da vacina de Oxford contra Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 10/08/2020
Anvisa permite aplicação de segunda dose da vacina de Oxford contra Covid-19

Reprodução / Exame

A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje, segunda-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU), permissão para que os voluntários da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19 recebam a segunda dose de reforço da imunização.

 

 

O texto informou que os voluntários que já tomara a primeira dose devem receber a segunda, de reforço, entre 4 a 6 semanas depois da imunização anterior. A diferença entre o prazo é devido à necessidade de contatar novamente o voluntário e mobilizá-lo para receber a outra etapa da vacina. Aqueles que ainda não tomaram a dose inicial também deverão aguardar um intervalo mínimo de 4 semanas para o suplemento.

 

 

Segundo os cientistas de Oxford, a segunda dose induziu uma produção maior de anticorpos nos voluntários das fases 1 e 2 de testes da vacina. No Brasil, os testes já estão na terceira e última fase.

 

 

Além desta autorização, a Anvisa também aumentou a idade máxima dos voluntários da pesquisa de 55 para 69 anos. De acordo com a assessoria da Unifesp, que é a parceira brasileira de Oxford na pesquisa, essa ampliação significa “um degrau a mais no avanço da fase 3 da vacina”. Considerando que o grupo de 55 anos não passou por graves irregularidades, o estudo poderá ocorrer com idosos, conjunto de pessoas que possuem maior risco ao contraírem a doença.

 

 

A Anvisa ainda informou, em nota, que a expectativa é que a dose de reforço realize um acréscimo de informação nas pesquisas e estudos, auxiliando na forma em que a imunização poderá ser utilizada no futuro.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: