quinta-feira, 25 de abril de 2024

Anvisa nega pedido de autorização para comercialização de três autotestes de Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 08/02/2022
Anvisa nega pedido de autorização para comercialização de três autotestes de Covid-19

Foto: Bruno Esaki / Agência Saúde DF

A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou, nesta segunda-feira (7) o pedido de autorização para a comercialização de autotestes de Covid-19 requerido por três empresas, sendo elas a LMG Lasers, MedLevensohn e Okay Technology. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), alegou ausência de estudos completos.

 

 

“Os pedidos foram negados em razão da falta de estudos e documentos completos sobre os produtos que solicitaram autorização”, informou a Agência. A solicitação feita nos pedidos indeferidos era de autorização a partir do dia 28 de janeiro (ou seja, com chance de serem aceitos, pois foram rejeitados de imediato apenas os pedidos anteriores à data de liberação), mesma data em que a Agência liberou o uso e publicou norma regulamentadora destes exames caseiros em território brasileiro.

 

 

No total, 33 pedidos (considerando também estes negados agora) foram realizados pedindo a permissão para autotestes. Destes, sete foram analisados, sendo três rejeitados, quatro ainda aguardando publicação da decisão no DOU, outros nove seguem em análise e os dezessete restantes, até então, só foram distribuídos para a área responsável.

 

 

Os autotestes são exames rápidos de antígeno para detectar o novo coronavírus que podem ser executados pela própria pessoa, em sua casa, sem supervisão, ou seja, sem precisar se dirigir à uma farmácia, laboratório ou hospital.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: