quinta-feira, 25 de abril de 2024

Anvisa deve avaliar pedidos de importação da vacina Sputnik V hoje mas não satisfaz governos estaduais

POR | 26/04/2021
Anvisa deve avaliar pedidos de importação da vacina Sputnik V hoje mas não satisfaz governos estaduais

Imagem: Agência Braisl/ Vladimir Gerdo/TASS/ Reuters/Direitos reservados

&

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou este final de semana que marcou para esta segunda-feira (26/04), às 18h, uma reunião extraordinária da diretoria colegiada para avaliar os pedidos de estados e municípios para importação da vacina Sputnik V, usada na imunização contra a covid-19. O imunizante é produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. A reunião de deliberação foi marcada dentro do prazo estipulado pela lei e de acordo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão dentro do prazo de 30 dias.

 

 

Situação essa que não satisfez aos governos estaduais. O governador do estado de Piauí, Wellington Dias (PT), informou, após o comunicado da Agência, que possivelmente o Brasil não receba o lote de abril da vacina Sputnik V, da Rússia, por conta do atraso da aprovação pela Anvisa.

 

 

Em suas redes sociais, por vídeo, Wellington Dias afirmou que “há demora na liberação da licença de importação por parte da Anvisa e há demora por burocracias e exigências que não estão previstas na lei”. “A lei prevê que seja apresentado a certificação por uma agência reguladora, entre as 16 ali citadas. E isso foi feito pelos estados. E, agora, mesmo com a decisão do Supremo, ainda, temos uma exigência de uma serie de outros documentos”, afirmou o petista, que lidera a temática da vacina no Fórum Nacional de Governadores.

 

 

E este não é a única vacina em pauta para a Anvisa, que ainda amanhã (27/04), terça-feira, deve analisar o pedido de uso emergencial da combinação dos medicamentos banlanivimabe e etesevimabe para o tratamento da covid-19. Os remédios são produzidos pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil. O pedido foi protocolado no dia 30 de março. Ainda dentro desta semana, na quinta-feira (29/04), a diretoria colegiada também vai se reunir para a 8ª reunião ordinária, na qual serão discutidas pautas relacionadas às áreas de regulação da agência.

 

(Com informações da Agência Brasil e Carta Capital)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: