sábado, 27 de abril de 2024

Brasil

Anvisa concede registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 23/02/2021
Anvisa concede registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19

Reprodução / Estado de Minas

O

O registro definitivo de imunizante foi concedido, nesta terça-feira (23), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 – que foi uma das quatro a serem testadas no Brasil e é a primeira a conquistar o registro sanitário de forma definitiva no país, apesar de ainda não estar disponível para a população.

 

 

Até o momento, os dois imunizantes que estão sendo aplicados no território brasileiro são os de Oxford e a CoronaVac, porém ambos possuem apenas a autorização de uso emergencial, e não o registro definitivo.

 

 

A Anvisa informou, por meio de nota, que é a primeira entre as autoridades sanitárias que são referência pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a conceder o registro para uma vacina contra o novo coronavírus, com sete locais de fabricação que foram certificados. Segundo a Agência, isso demonstra o seu compromisso com o combate à pandemia.

 

 

A permissão ao registro definitivo vem pouco após o Ministério da Saúde anunciar, no domingo (21), que havia pedido orientações ao Palácio do Planalto para solucionar impasses nas negociações de compra dos imunizantes da Pfizer e da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, devido às dificuldades inseridas pelos laboratórios, como a isenção de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais graves.

 

 

Leia na íntegra a nota divulgada pela Anvisa:

 

"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

 

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.

 

Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas.

 

Esse é o nosso compromisso." Diretor-presidente Antonio Barra Torres

 

Entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com 7 (sete) locais de fabricação certificados, refletindo a dedicação, planejamento e compromisso da Agência com o combate a pandemia. O registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão. Diretora Meiruze Freitas”.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: