quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: reprodução/governo federal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta semana, o uso de medicamentos à base de cannabis para tratar animais.
Com a medida, os animais podem receber tratamento de doenças neurológicas, oncológicas e ortopédicas. A nova regulamentação estabelece que apenas veterinários habilitados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) poderão prescrever esses medicamentos.
A proposta deve passar pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsável pela autorização e comercialização dos produtos veterinários no Brasil.
A iniciativa foi saudada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que, por meio de um grupo de trabalho, apresentou estudos e evidências sobre os benefícios dos canabinoides na saúde animal.
A expectativa é que laboratórios invistam na produção e registro de medicamentos à base de cannabis no país, ampliando o acesso aos tutores e contribuindo para o desenvolvimento do setor de saúde animal.
Com informações Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.