quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Anvisa autoriza realização de testes de outra vacina contra a Covid-19 no Brasil

POR Ana Carolina Morais | 18/08/2020
Anvisa autoriza realização de testes de outra vacina contra a Covid-19 no Brasil

Miguel Noronha/Futura Press/Estadão Conteúdo

A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (18), a realização de testes da terceira fase de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. A imunização, de nome Ad26.COV2.S, é desenvolvida pelo grupo Johnson & Johnson e trata-se da 4ª a receber autorização para testagem em território brasileiro.

 

 

Ainda não foi informado pela Anvisa quando os testes serão iniciados, uma vez que esta data depende de aprovação no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) – órgão do Ministério da Saúde (MS) que avalia a ética de pesquisas clínicas e, consequentemente, da organização dos pesquisadores no momento de recrutar voluntários.

 

 

A previsão é que 7 mil pessoas, com a idade mínima de 18 anos, participem dos testes em 7 estados brasileiros, sendo eles a Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

 

As etapas 1 e 2 de testes dessa vacina da Johnson foi iniciada no mês de julho e aconteceu nos Estados Unidos e na Bélgica. Para essa terceira e última etapa, que ocorrerá também aqui no Brasil, a empresa tem a intenção de testar, ao todo, em 60 mil pessoas.

 

 

Um estudo realizado com esta imunização em macacos, publicado na revista científica ‘Nature’, uma das mais relevantes do mundo na área, demonstrou que a vacina Johnson protegeu os animais do novo coronavírus com apenas uma dose.

 

 

Até o momento existem apenas outras três vacinas sendo testadas em última fase no Brasil: a de Oxford, inglesa; a da Sinovac, chinesa; e a da BioNTech/Pfizer, de nacionalidade alemã e americana.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: