quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Rodrigo Maia/Câmara dos Deputados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou o primeiro medicamento injetável de uso semanalmente indicado para sobrepeso e obesidade.
O Wegovy (semaglutida 2,4 mg) é aplicado com a ajuda de uma “caneta”, um aplicador que injeta o medicamento ao ser pressionado contra a pele.
A expectativa é que o medicamento chefe às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2023. No momento, não haverá pedido para inclusão do fármaco no SUS.
A Anvisa orienta que o uso do Wegovy se dê em pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30 anos (obesidade) e para pacientes acima de 27 (sobrepeso) com comorbidades – como pré-diabetes, diabetes tipo 2, hipertensão ou problemas cardiovasculares.
A semaglutida é uma droga injetável que imita o funcionamento de um hormônio natural presente no intestino que promove a sensação de saciedade. Por desempenhar uma função semelhante, ela também promove a saciedade, auxiliando na perda de peso.
No entanto, existem alguns efeitos colaterais listados pela agência regulatória americana, Food and Drug Administration (FDA), como náusea, diarreia, vômito, dor de barriga, dor de cabeça e fadiga.
Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, a doença deverá atingir quase 30% da população adulta do Brasil em 2030. A federação explica que o Brasil está entre os 11 países onde vivem metade das mulheres com obesidade e entre os nove que abrigam metade dos homens com obesidade.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.