quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Anvisa aprova aplicação de CoronaVac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

POR Ana Carolina Morais | 21/01/2022
Anvisa aprova aplicação de CoronaVac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Foto: Reprodução/TV Globo

A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (20), a aplicação da vacina CoronaVac contra a Covid-19 em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade. Apesar da aprovação para essa faixa etária, também foi incluído um veto para o uso em pessoas com baixa imunidade. O Instituto Butantan já possui 10 milhões de doses prontas armazenadas para esta finalidade.

 

 

O pedido inicial do Butantan era de autorização para imunizar as crianças a partir de 3 anos de idade, porém a Anvisa argumentou que não há estudos suficientes que comprovem a eficácia para essa faixa etária. Por isso, o órgão optou por o uso emergencial da CoronaVac apenas nas crianças a partir de 6 anos.

 

 

A aprovação não representa uma alteração prática na imunização das crianças no país, uma vez que permanece a mesma faixa etária já permitida anteriormente, entretanto, agora haverá uma maior oferta de vacinas, já que não será mais permitida apenas a Pfizer, mas também a CoronaVac, alcançando, de certa forma, mais crianças em um menor espaço de tempo.

 

 

Todos os cinco diretores da Anvisa foram favoráveis à inclusão deste novo imunizante para as crianças. Ao menos seis países já utilizam a CoronaVac em crianças de diversas faixas etárias, são eles, o Chile, a Colômbia, Camboja, Equador, China e a Indonésia, além, também, de Hong Kong.

 

 

Goiás

 

O Secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, informou que o estado de Goiás começará a aplicar a CoronaVac nas crianças já a partir desta segunda-feira (24). Segundo o chefe da pasta, o território goiano possui 180 mil doses do imunizante em estoque, além das quantias guardadas por alguns municípios.

 

 

“Temos 180 mil doses no estoque da Secretaria de Estado da Saúde. Dessas, vamos distribuir 90 mil para garantir a 2ª dose, tendo em vista que o intervalo entre elas é de 28 dias. Certamente, segunda-feira será um dia de significativa aplicação no nosso estado”, afirmou Alexandrino.

 

 

(Com informações do G1 e do UOL)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: