quinta-feira, 28 de março de 2024

Anvisa antecipa vistoria nas fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V para o início do mês de março

POR Ana Carolina Morais | 15/02/2021
Anvisa antecipa vistoria nas fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V para o início do mês de março

Reprodução / Paraiba Online

A

A vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas fábricas das vacinas contra a Covid-19, Covaxin, desenvolvida por um laboratório indiano, e Sputnik V, elaborada na Rússia, foi antecipada para o início do mês de março, conforme divulgado pelo órgão. Apesar dos imunizantes não terem pedido de uso emergencial ou aplicação em massa no Brasil, a inspeção antecipada das instalações antes do requerimento formal irá acelerar o processo de análise e aprovação no país.

 

 

Segundo a Anvisa, a vistoria na Precisa Farmacêutica, representante do laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da Covaxin, será efetuada entre os dias 1 e 5 de março. Já a inspeção na fábrica da União Química, que é parceira da fabricante russa Instituto Gamaleya, foi marcada para ser entre os dias 8 a 12 de março.

 

 

Se as fábricas estiveram em conformidade com os padrões da Agência, elas irão receber o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). Outra farmacêutica que está em processo semelhante é a da Pfizer/Biontech, que pediu o CBPF para três fábricas em que são produzidas vacinas contra a Covid.

 

 

Além da Pfizer/BioNTech, outras três farmacêuticas produtoras dos imunizantes AstraZeneca, Janssen e CoronaVac, estão aprovadas pela Anvisa, mas apenas a da AstraZeneca e da CoronaVac possuem a liberação de uso emergencial.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: