quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Reprodução: Governo Federal
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou na última quarta-feira (01), um portal que permite ao usuário consultar, através do número da chamada recebida, qual é a empresa que está ligando para seu telefone fixo ou móvel.
A agência espera, com a iniciativa, dar autonomia ao usuário no combate às chamadas abusivas de telemarketing, telecobrança e similares. O usuário pode consultar o número através do www.QualEmpresaMeLigou.com.br.
De acordo com a Anatel, nesta primeira etapa do portal, estão sendo disponibilizadas informações das seguintes prestadoras de serviços de telecomunicações: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. No decorrer dos próximos meses, serão agregadas as informações das demais prestadoras.
Balanço
Entre junho de 2022 e janeiro de 2023, a Anatel registrou uma redução significativa do número de chamadas curtas, aquelas com duração inferior a três segundos.
Dados semanais indicaram uma queda constante no volume de chamadas curtas. Isso, segundo a Anatel, é uma consequência das iniciativas de enfrentamento ao telemarketing abusivo que foram adotadas pela Agência, como a expedição de medida cautelar, o bloqueio de usuários e a autorização às prestadoras para que efetuem a cobrança de chamadas de até 3 segundos, que não era permitida.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.