sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Freepik
A partir de 5 de janeiro de 2025, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ampliará o uso obrigatório do prefixo 0303 para empresas ou organizações que realizam mais de 10 mil chamadas diárias, independentemente do motivo das ligações. Anteriormente, o uso do 0303 era restrito às empresas de televendas, mas com as novas regras, abrangerá também outros setores, garantindo um controle mais eficaz e melhorando a experiência dos consumidores ao reduzir o volume de chamadas indesejadas.
Essa mudança surge como parte de uma série de iniciativas da Anatel para regular o setor e combater o abuso no uso das redes de telecomunicações. O órgão já havia implementado práticas que levaram à diminuição significativa das ligações não solicitadas. Um estudo realizado pela agência apontou que grande parte desse problema é causado por um número restrito de empresas que exploram o anonimato para insistir com os consumidores.
Além do 0303, a Anatel também propõe a adoção da "Origem Verificada" como alternativa. Com essa funcionalidade, o consumidor poderá ver, além do número chamador, um selo de segurança indicando que a empresa foi autenticada, oferecendo mais transparência e confiança ao usuário.
A Origem Verificada está em fase de testes e conta com adesão crescente de empresas e fabricantes de celulares. Essa medida visa proporcionar ao consumidor maior controle e segurança, permitindo identificar claramente quem está por trás da chamada antes de decidir atender.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10