sábado, 23 de novembro de 2024

Brasil

ANAC autoriza uso experimental de drones para serviços de entrega

POR Ana Carolina Morais | 17/08/2020
ANAC autoriza uso experimental de drones para serviços de entrega

Redação Jornal Somos

A

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), autorizou, pela primeira vez, o uso de drones para serviços de entrega. A permissão foi concedida de forma experimental para o uso de aeronaves não tripuladas à uma empresa deste equipamento que prestará serviços para um aplicativo de entrega de alimentos, sendo que a validade do teste durará até agosto de 2021.

 

 

Este formato será utilizado na cidade de Campinas, em São Paulo. A licença foi concedida para um modelo DLV-1, que pesa 9 kg e consegue transportar cargas de até 2 kg com 32 km/h de velocidade máxima. Também foi permitido que o controle dos drones aconteça em distâncias maiores, sem a necessidade de que o responsável esteja na linha visual do aparelho.

 

 

O processo de solicitação estava na Anac desde maio de 2019, perdurando aproximadamente um ano. Para a autorização do uso experimental de drones, diversas exigências foram avaliadas e testes supervisionados ocorreram em janeiro e julho deste ano, onde foram solicitados ajustes à empresa, que foram devidamente efetuados.

 

 

Segundo a empresa que será responsável pelo experimento, o drone já possui um de seus trajetos definidos: ele fará uma rota de 2,5km, que normalmente, sem este aparelho, seria feita em 10 minutos, e com o drone, será realizada em 4 minutos. Ainda não há previsão para se iniciar a operação. Devido à pandemia de Covid-19, o melhor momento para começar os testes ainda está sendo avaliado.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: