sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ampliação do período de carência do Pronampe está disponível a partir de hoje (12)

POR Ana Carolina Morais | 12/04/2021
Ampliação do período de carência do Pronampe está disponível a partir de hoje (12)

Imagem: Getty Images

O

Os empreendedores que contrataram crédito pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), da Caixa Econômica Federal, já podem requerer, a partir de hoje, segunda-feira (12), que a carência para o pagamento do empréstimo seja estendida, podendo ir de 8 para 11 meses. O procedimento não alterará o prazo total do contrato.

 

 

A ampliação foi autorizada, no início do mês de março, por assembleia de cotistas do Fundo Garantidor de Operações (FGO). Agora, com essa possibilidade, as empresas que quiserem prorrogar sua carência deverão procurar as instituições financeiras onde firmaram o contrato de crédito, sendo possível também fazer o requerimento pelo Internet Banking Caixa, no espaço destinado aos contratos, na opção ‘Solicitar Prorrogação de Pausa Pronampe’.

 

 

Desde quando as contratações do programa foram iniciadas, em junho do ano passado, o banco já financiou R$ 16,4 bilhões, o que representa o quantitativo de 41,7% de todos os negócios dessa espécie que foram firmados no Brasil. Segundo o Ministério da Economia, foram disponibilizados mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores.

 

 

O Pronampe foi criado pelo governo federal, em maio de 2020, motivado pela pandemia de Covid-19, com a intenção de ajudar financeiramente os pequenos negócios e manter os empregos que poderiam ser perdidos devido à crise econômica. Sendo assim, um acordo foi firmado onde as empresas beneficiadas deveriam preservar a maior quantidade de funcionários, e assim, receberiam recursos para financiar a atividade empresarial, como investimentos e capital de giro voltados às despesas operacionais.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: